Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

COMPAIXÃO - A característica básica do servo de Deus

Derivada de "compassio", palavra latina formada por duas palavras "cum" (com) e "patire" (sofrer). Ou seja, sofrer com o outro. 

É geralmente confudida com EMPATIA e PENA.

Empatia: identificação com outro pessoa, é como identificar a si mesmo em outra pessoa. Gostar de cara, de graça.

Pena: sentimento de piedade, tristeza pela dor do outro. 

Compaixão no entanto, vai além de um simples sentimento. Ela está mais ligada a ações. Logo, ser compassivo é perceber e compreender o sofrimento do outro seguido de um desejo de aliviar seu sofrimento. É  fruto de um amor genuíno pelo próximo, como o amor de Deus pelo homem.

AS OBRAS NÃO GERAM A SALVAÇÃO, A SALVAÇÃO É GERADA PELA FÉ EM JESUS CRISTO, PELA GRAÇA DE DEUS E NÃO POR MERECIMENTO NOSSO. Porém, são as nossas obras que evidenciam a nossa fé. E a fé sem as obras é uma fé morta (inútil/ que não produz frutos). Jesus Cristo e o próprio Deus são os maiores exemplos de compaixão. Em muitas passagens da bíblia nos deparamos com o caráter compassivo de Deus (Jonas 4: 2; 10 e 11). O próprio ato de mandar seu Filho, para o sacrifício foi um ato de compaixão. Pois Deus sabia qual seria o nosso fim, e não ficou apenas olhando do alto de sua glória para nós lamentando o que nos aconteceria, ele tratou logo de fazer alguma coisa para que tivessemos uma chance. 
Jesus poderia ter apenas olhado para multidão e pensado: - Coitadinhos! Mas Ele teve compaixão e curou, expulsou demônios e aliviou o sofrimento de cada pessoa que veio até Ele. (Mateus 14:14).

Todos que fazem parte do corpo de Cristo são servos e servas no Reino de Deus. E todo servo de Deus deve ter compaixão pelas almas, pelas ovelhas perdidas e sem pastor. Um servo sem a consciência genuína da necessidade e do sofrimento do outro, e sem ação é um servo incompleto. COMPAIXÃO, faz parte do carater de Jesus Cristo, e se devemos buscar ter esse mesmo caráter precisamos pedir para que Deus gere compaixão em nossos corações. 





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Sua opinião é muito importante.

Gospel 10 - Principais Destaques

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More